A vivência destas aulas e projeto expostos neste curso tem mostrado que as TIC podem trazer contribuições significativas ao desenvolvimento do currículo, mas para que isto ocorra, faz-se necessário que o educador tenha lucidez da intencionalidade pedagógica, isto é, que o uso das tecnologias ocorra integrado a um projeto curricular que se proponha a desenvolver a capacidade de pensar e aprender com tecnologias.
“A pedagogia de projeto deve permitir que o aluno aprenda-fazendo e reconheça a própria autoria naquilo que produz por meio de questões de investigação que lhe impulsionam a contextualizar conceitos já conhecidos e descobrir outros que emergem durante o desenvolvimento do projeto” (Prado, 2005). Daí, as aulas ministradas por intermédio de projetos permitem ao alunado explorar, produzir novos conhecimentos e trocar experiências ampliado pela presença das tecnologias.
Podemos afirmar que as TIC tem o poder de tornar o currículo mais ativo e enriquecem os espaços de aprendizagem, onde o aluno interatuando pode construir seu conhecimento, aprendendo e desenvolvendo o raciocínio e resolvendo situações expostas cotidianamente.
O uso das TIC facilita e incentiva o desenvolvimento do currículo, além de possibilitar a troca de experiências de forma colaborativa, interativa, co-participativa e reflexiva, buscando aprimorar habilidades e competências para a resolução de problemas.
COMO USAR AS TECNOLOGIAS NA ESCOLA